Setembro Amarelo: Por que é importante falar sobre suicídio?

O suicídio ainda é uma das principais causas de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS.

 

O relatório: ‘Global Suicide 2019′ mostra que mais de um milhão de pessoas morreram por suicídio durante este período, ou uma em cada 100. Entre os jovens, as taxas são uma grande preocupação. Na faixa etária de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta causa de morte, depois de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

 

O suicídio é um ato extremo contra a própria vida que mostra uma dor insuportável à pessoa que o comete. E não é de hoje, o suicídio é um fenômeno que existe ao longo da história da humanidade, porém, a idade média do suicídio está diminuindo. As motivações de quem se mata ou tenta suicídio são complexas e não podem ser explicadas por um único evento, como o fim de um relacionamento ou a perda do emprego. É um processo multifacetado onde fatores biológicos, psicológicos, ambientais e culturais se unem para influenciar o estado emocional das pessoas.

Uma das formas de prevenir o suicídio é ter informações confiáveis ​​sobre o assunto, incluindo ações educativas nas comunidades, como o Setembro Amarelo, visando reduzir o número de casos. Em geral, as pessoas tendem a resistir a procurar ajuda profissional, e é nesse momento que as redes de apoio (amigos, familiares, colegas, professores…) são mais importantes. Quer você fale, ouça, acompanhe ou faça companhia.

Se você conhece alguém que está passando por isso, não hesite em ajudar!

Se você está passando por isso, não seja tímido, procure ajuda!

Há também um Centro de Valorização da Vida (CVV), que atua na prevenção do suicídio.
Para falar com um voluntário, basta ligar, gratuitamente, para o telefone 188 – ou entrar em contato pelo chat disponível no site do CVV. Ambos os serviços funcionam 24 horas por dia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.