Material para a 39ª Semana do Migrante

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) realiza anualmente a “Semana do Migrante” e compartilha cartaz e outros materiais para organizar rodas de conversa neste ano a 39ª Semana do Migrante, agendada de 16 a 23 de junho de 2024, tem como tema: “Migração e Casa Comum” e lema: “Amplia o espaço da tua Tenda” (Is 54,2), a Pastoral anima a igreja e a sociedade para a celebrar a Semana do Migrante neste ano de 2024.

HISTÓRICO

O Dia do Migrante da Igreja Católica foi determinado em 1969 pelo Papa Paulo VI, com orientação para que cada conferência episcopal de cada país escolhesse sua data a ser celebrada. No Brasil, em abril de 1979, por determinação da 17ª Assembléia Geral da CNBB – Conferência, decide-se  celebrar o Dia do Migrante no 25 de junho se cair no domingo ou, caso contrário, no domingo imediatamente anterior. No ano seguinte, em 1980, os bispos escolhem para lema da Campanha da Fraternidade, a frase “Para onde Vais” para dinamizar a ação pastoral da Igreja Católica do Brasil junto aos migrantes.

No ano de 1981, dia 21 de junho, acontece pela primeira vez o “Dia do Migrante” com o lema “Por que somos obrigados a sair da nossa terra?”, (promovido pelo CEM\SP – Centro de Estudos Migratórios). A primeira “Semana do Migrante” ocorrerá 5 anos depois,  de 23 a 29 de junho de 1986 (CEM,SPM,CPM), tendo como lema:

“Tomareis posse da terra e nela habitareis” (Num.33,53a).

MATERIAIS

O convite e partilha de materiais tem como objetivo conscientizar sobre as pautas da Migração. A realidade da migração no Brasil atravessa diversas situações que precisam ser acolhidas para além do gesto concreto da partilha, é necessário avançar para a compreensão e promoção da vida digna.  O SPM disponibiliza todos os materiais e para quem estiver interessado em solicitar materiais impresso, pode preencher o formulário através deste link: https://docs.google.com/forms/d/1syJxTIdMkR_hpqW-d26kIKPNxDdhgUTpCWn8nIkcf78/viewform?edit_requested=true

Para quem deseja fazer o download dos material em formato digital é só clicar no link abaixo:

https://spmnacional.org.br/material/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.