SERVIÇO PASTORAL DOS MIGRANTES INICIA MAIS UM PROJETO PARA COMBATE DA COVID-19 NO NORTE DO BRASIL.

ações Solidariedade Suíça III em Roraima

Ação de regularização migratória em Cantá RR pelo projeto Solidariedade Suiça III em parceria com o projeto Europana IV



O projeto Solidariedade Suíça 3 ” Proteção, Prevenção e Resiliência da COVID-19 no Norte do Brasil III”  iniciou-se em julho de 2022 e atuará, na Região norte do Brasil, mais precisamente no Amazonas (Manaus) e em Roraima (Boa Vista, Bonfim e Cantá). O projeto é financiado pela Fundação Solidariedade Suíça pela Cáritas Suíça e tem a previsão de atender 7000 beneficiários até março de 2023.

O objetivo do projeto é a prevenção e a resiliência da Covid-19 entre migrantes e refugiados, povos indígenas e comunidades de acolhida vulneráveis no norte do país, proporcionando a essas pessoas um melhor acesso às medidas de prevenção, vacinação e cuidados de saúde primários da covid-19.  Assegurando que as populações vulneráveis tenham acesso às informações adequadas sobre a prevenção da doença e orientações aos serviços de saúde pública, inclusive para a vacinação contra a covid-19.

O projeto é destinado para pessoas particularmente vulneráveis, podendo ser brasileiros, migrantes e refugiados, indígenas, comunidades de acolhida, mulheres grávidas e lactantes, crianças e adolescentes, idosos(as), pessoas com deficiência ou comorbidades, tornando-se particularmente expostas a covid-19. Essas últimas citadas serão priorizadas, assim como as pessoas vítimas de casos de violência doméstica e de gênero.

O projeto contará com ações de conscientização, rodas de conversas, oficinas de saúde, encaminhamentos para serviços de saúde adequados, suporte para transportes destinados à pessoas  em situação de vulnerabilidade e que possuem alguma necessidade de saúde não atendida, auxílio financeiro para despesas relacionadas à saúde, além de fornecer oficinas de capacitação para agentes de saúde pública, visando fortalecer o sistema de saúde público local para melhor atendimento a migrantes, refugiados e pessoas em risco socioeconômico, como os povos indígenas.


Ação de regularização migratória em Cantá RR pelo projeto Solidariedade Suiça III em parceria com o projeto Europana IV

Texto: Comunicação SPM / Tayna Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.