NOTA DE SOLIDARIEDADE

Brasília-DF, 28 de março de 2023.

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), frente à situação de calamidade pública, em função das fortes chuvas que atingiram, sobretudo, a diversos Estados da Amazônia Legal, manifesta seu profundo pesar e solidariedade às famílias, vítimas dessa tragédia.

No Acre, mais de 38 mil pessoas foram atingidas; cerca de 2 mil estão desabrigadas e a estimativa é a de que o número de desalojados ultrapasse a 4 mil pessoas. As cidades de Rio Branco, Epitaciolândia, Assis Brasil e Brasiléia também foram atingidas e estão em
situação de emergência.

As fortes chuvas no Maranhão já levaram 38 municípios a decretar estado de emergência. Até o momento, 1.920 famílias estão desabrigadas, 3.923 desalojadas e seis pessoas morreram, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). No Tocantins, até o momento, as fortes chuvas deixaram 141 desabrigados e 81 desalojados em todo o Estado. Enquanto no Mato Grosso, seis municípios decretaram situação de emergência. Amazonas, Pará e Rondônia também foram afetados.

Nos últimos anos, temos acompanhados com preocupação os debates sobre as mudanças climáticas e suas consequências socioambientais. Infelizmente, por falta de políticas públicas habitacionais adequadas e de saneamento básico, os pobres são os mais atingidos pelas enchentes, pelos desmoronamentos de encostas e perda de seus lares e bens materiais. Muitas são as famílias desabrigadas que precisam do nosso apoio.

Convidamos, também, a todas as pessoas de boa vontade a cuidar destes irmãos e irmãs, realizando ações emergenciais de solidariedade em seus grupos, paróquias e comunidades. Às autoridades constituídas, rogamos celeridade para dar assistência a todas as famílias atingidas que clamam por amparo neste momento de grande sofrimento.

Que o Senhor abençoe por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré e nos livre dos males que espalham sofrimento e morte.

Fraternalmente,

NOTA ORIGINAL

 

NOTA SOLIDARIEDADE REPAM_28.01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.