38ª Semana do Migrante vai ter início no dia 18 de junho no Santuário Nacional de Aparecida

Vai acontecer, entre os dias 18 e 25 de junho, a 38ª Semana do Migrante, realizada pela Pastoral dos Migrantes (SPM) e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com apoio da obra episcopal Misereor, da organização Adveniat, da Puentes de Solidariedad e da Rede Clamor. Neste ano, o tema da semana é Migração e Soberania Alimentar, e o lema é ‘Para o Migrante, Pátria é a terra que lhe dá o Pão’.

No dia 18 de junho, acontecerá no Santuário Nacional de Aparecida a abertura da Semana do Migrante 2023,  celebração das 12h e será presidida por Dom José  Luiz Ferreira Salles, bispo da diocese de Pesqueira (PE), presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes e referencial do Setor de Mobilidade Humana da CNBB, que assina a apresentação do Texto Base. A celebração será transmitida ao vivo pela TV Aparecida e pelo site da emissora: a12.com/aovivo

Este ano, a Semana do Migrante é marcada pela comunhão com a  campanha da fraternidade 2023, que tem como tema, Fraternidade e Fome. Uma questão muito importante, pois a falta de acesso a alimentos saudáveis e nutritivos é uma realidade para muitos brasileiros, não apenas para migrantes e refugiados, que muitas vezes enfrentam a fome e a miséria imposta pelas desigualdades. Por isso, é essencial que discutamos a importância da soberania alimentar para garantir que todos tenham acesso a uma alimentação saudável e adequada.

“A Semana do Migrante é um momento forte de conscientização e de acolhida ao Migrante”, afirma Dom José Luiz, que faz referência à fala do Padre Alfredo Gonçalves, missionário scalabriniano: “Não que o flagelo da fome seja provocado diretamente pela migração, mas porque esta última representa, não raro, a fuga de uma série de carências, entre as quais destaca-se a impossibilidade de garantir ‘o pão nosso de cada dia’ com o próprio trabalho. A mobilidade geográfica tem como anseio e horizonte a mobilidade social: a pessoa busca, por meio da mudança de lugar, região ou país, um nível de vida melhor, para si mesmo e para os familiares”.

Durante a Semana do Migrante, ocorrerão atividades em todo o país, com rodas de conversa, debates, oficinas, gestos concretos com os migrantes, além de atividades virtuais.

O cartaz deste ano traz a referência da potencialidade do Brasil para uma soberania alimentar plena, reforçada pela pluralidade cultural que a cada vez mais é reforçada pela migração, extremamente presente no Brasil. Toda essa potencialidade é liderada pelas pessoas que verdadeiramente constroem e impulsionam o país, trabalhadores e trabalhadoras, mulheres e homens negros e negras, indígenas, povos tradicionais, e imigrantes das mais diversas partes do mundo.

 

MATERIAL GRÁFICO DA 38ª: 

https://spmnacional.org.br/2023/03/28/materiais-38a-semana-do-migrante-migracao-e-soberania-alimentar/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.