Governo fecha acordo para auxílio no acolhimento de migrantes

Medida ampliará parceria com a Organização Internacional para as Migrações nas ações da Operação Acolhida

Atualmente, 645 municípios de todas as regiões recebem os imigrantes. – Foto: Agência Brasil

Para intensificar o processo de acolhimento de migrantes no Brasil, em especial os venezuelanos que sofrem com o regime ditatorial do país vizinho e ampliam o fluxo migratório nas fronteiras, o Ministério da Cidadania assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Organização Internacional para as Migrações no Brasil (OIM).

“Ao chegar ao Brasil, eles renascem no olhar, nas pessoas, no sorriso das crianças, naquilo que é mais importante para o ser humano: a esperança de dias melhores”, ressaltou o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

“Desde que a OIM está presente no Brasil, trabalhamos em estreita colaboração com o Ministério da Cidadania. Com esse acordo, o objetivo é ampliar nossa cooperação, aprimorando as ações de assistência para migrantes em situação de vulnerabilidade, e ampliar o apoio estratégico, logístico e operacional à estratégia de atendimento, interiorização e integração socioeconômica dos venezuelanos”, afirmou a chefe de Missão da OIM, Stéphane Rostiaux.

A OIM é uma das instituições internacionais parceiras da Operação Acolhida – ação coordenada pelo Governo Federal que oferece assistência emergencial aos migrantes e refugiados que entram pela fronteira com Roraima. Além do abrigamento, a Acolhida promove a interiorização para cidades do país.

Atualmente, 645 municípios de todas as regiões recebem os imigrantes. Ao todo, desde o início da Operação, em 2018, 46,5 mil migrantes venezuelanos foram interiorizados. Desses, 41,6 mil tiveram essa oportunidade na atual gestão do Governo Federal.

“A Operação Acolhida é uma extraordinária ação de solidariedade humana voltada para os nossos irmãos venezuelanos, que são expulsos da sua terra, do seu território, por uma ditadura cruel. Ao chegar ao Brasil, eles renascem no olhar, nas pessoas, no sorriso das crianças, naquilo que é mais importante para o ser humano: a esperança de dias melhores”, ressaltou o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

Com informações do Ministério da Cidadania

Acesse a notícia em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/assistencia-social/2021/01/governo-fecha-acordo-para-auxilio-no-acolhimento-de-migrantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.