Dia do voluntariado! Agradecimentos

Hoje, dia 28 de Agosto, comemoramos o Dia do Voluntariado!

Em solidariedade àqueles que se colocam ante experiências enriquecedoras, desejando, a partir disto, mergulhar em outros campos.

Para além de prestar serviço sociais, tornar-se voluntário é contribuir com práticas que vão de encontro com o que desejamos do mundo. É, ainda que inconscientemente, dar voz ao coração. Percebemo-nos em movimentos genuínos que também acabam por revelar o espaço ao qual estamos mergulhando. O desconhecido é expansivo, belo e devastador. Voluntariar-se exige coragem, assim como uma sensibilidade imensa para se abrir ao outro que lhe chega. Enfrentar as incertezas, como diz Edgar Morin, é também se abrir às potencialidades que submergem e se manifestam aos olhos. A acolhida há de se ocorrer de dentro para fora. Vislumbrando em saudoso respeito a existência que nos roga. 

As mãos que afagam a terra, o corpo que voluptuoso se move, os pés descalços, a crueza da carne, a voz, o canto, o grito, a respiração desacelerada, a luz de algo que não identificamos de relance; temos de atravessar uma grossa fenda, vezes de concreto, para sentirmos muito do que entramos em contato através de nossos sentidos. O essencial e a flexibilidade que o ronda estão conectados à intenção que se coloca na ação. 

A ação, ‘inda que pequena, regida da mais pura verdade, apresenta-se íntegra e acaba por revelar tanto o sujeito que ampara, quanto a quem o é por este amparado.

Um Viva aos laços que se fundem!

Agradecemos às equipes que colaboram com o SPM! 

Comunicação SPM

28 de Agosto 2021

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.