Migração e Saúde Mental: Projeto ACalmaMente atende migrantes e Refugiados acompanhados pelo SPM

A migração pode ter um impacto significativo na saúde mental de migrantes e refugiados devido aos inúmeros desafios emocionais, psicológicos e sociais que eles enfrentam ao longo do processo de adaptação a um novo país. Estresse e ansiedade, desenraizamento, sentimento de isolamento e solidão, luto e perda, transtornos pós-traumáticos, discriminação e xenofobia são alguns exemplos das situações enfrentadas pelos migrantes. A frequente falta de conhecimento sobre o sistema de saúde local, dificuldades com o idioma ou dificuldades financeiras são barreiras para que os Migrantes e Refugiados acessem os serviços locais de saúde mental, o que agrava ainda mais os impactos da migração. Na maioria das vezes, a ausência de apoio psicológico adequado agrava as condições mentais existentes.

Diante desse cenário desafiador, em 2020, um grupo de psicólogos voluntários criou o projeto ACalmaMente, que se propõe a disponibilizar gratuitamente um acolhimento psicológico online para as camadas mais desfavorecidas da população. O objetivo principal é promover a sensação de bem-estar das pessoas, aliviar a ansiedade e minimizar as consequências psicossociais das situações de crise. O projeto reconhece que as injustiças sociais impactam o indivíduo na sua estrutura psicológica e o coloca em estado de vulnerabilidade. A Psicologia, assim como toda ciência, é fundamental para o fortalecimento e desenvolvimento do bem-estar da humanidade, e o Projeto Acalmamente leva a Psicologia para as pessoas em situações de vulnerabilidade.

O Projeto ACalmaMente atende também os Migrantes e Refugiados acompanhados pelo Serviço Pastoral dos Migrantes, fruto de uma parceria desenvolvida em 2021. Desde então, já foram atendidos aproximadamente 38 migrantes de diferentes nacionalidades: venezuelanos, Afegãos, boliviano, colombiano. Para ter acesso a esse serviço basta ir até um dos escritórios do SPM que a coordenação local encaminhará ao acompanhamento psicológico. Para Coordenação Colegiada, a parceria com o AcalmaMente tem sido fundamental pois possibilita uma acolhida integral e concretiza o que pede nosso querido Papa Francisco, quando fala da  importância de acolher, promover e integrar os imigrantes.

O atendimento à saúde mental pode desempenhar um papel fundamental no acolhimento de migrantes e refugiados, ajudando a aliviar os impactos emocionais e psicológicos da migração e facilitando sua adaptação ao novo ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.