Seminário Internacional Migração & Wash


Aconteceu no dia 27 de setembro de 2022 o Seminário Internacional Migração & Wash: Integrando Fronteiras, no estado do Acre, na cidade de Brasiléia, na tríplice fronteira Brasil, Bolívia e Peru.


O encontro foi promovido pela rede Cáritas Brasileira e pelo Serviço Pastoral do Migrante (SPM), com o objetivo de apresentar à população das cidades de Rio Branco, Brasiléia, Assis Brasil, Cobija, Puerto Maldonado e Iñapari, as ações realizadas pelos projetos Orinoco 3, PCPR 2 e Europana IV, e escutar os migrantes, refugiados e representantes institucionais sobre os apoios que temos realizado por meio da Cáritas Brasileira e o Serviço Pastoral dos Migrantes na Diocese de Rio Branco.

Com participação efetiva durante o dia todo, os participantes contribuíram nos diálogos e temas apresentados. Dentre os convidados estavam famílias migrantes, coordenadores das casas de passagem, gestores públicos representando o Ministério Público do Estado do Acre, Defensoria Pública da União, Secretarias municipais de Assistência Social, Secretaria de Saúde de Brasiléia, alunos da UFAC e pastorais da Igreja Católica. As equipes de Cáritas de Cobija e Cáritas Madre de Díos também estiveram presentes.

 

 

“O Seminário Internacional trouxe três grandes movimentos para a Região da Fronteira do Acre, onde o primeiro grande movimento apresentou a síntese do que foi construído no período da pandemia, tanto para a Cáritas como para o SPM, com os projetos presentes no Estado, as ações realizadas e as metas alcançadas. O segundo item nos mostra que os grandes protagonistas não somos nós (agentes) e nem as instituições (Cáritas e SPM), mas sim os migrantes refugiados. O terceiro item é de que nós estamos fazendo uma intervenção, uma incidência e uma articulação onde os números são muito importantes, pois revelam o nível de atendimento, mas também nos permite fazer leitura do cenário dessa dinâmica migratória da fronteira do Acre” comenta Roberto Saraiva, coordenador nacional do SPM.

 

Para Aurinete Brasil, representante da Cáritas Brasileira, “o Seminário se constitui em uma oportunidade de apresentar as ações realizadas junto aos migrantes, refugiados, brasileiros, indígenas e comunidade de acolhida, suas repercussões no âmbito da incidência local e o poder que tem o trabalho em rede, considerando a articulação feita há mais de 4 anos com os parceiros, inclusive durante a pandemia.”

Carol, representante da Cáritas Madre de Dios comenta: “Gostaríamos de agradecer o convite para participar do evento, pois nos permite continuar fortalecendo o trabalho em rede que vimos realizando com os parceiros para conhecer e compartilhar nossa experiência de trabalho articulado em fronteira tanto no Peru como no Brasil. “

 

 

Para o Secretário Executivo da Cáritas Pando: “Foi uma grande honra para nós sermos convidados para este momento, por sua vez também está ligado à participação que tivemos no Dia Internacional do Migrante e do Refugiado no último domingo. Queremos que esse tipo de encontro e articulação, que tem nos possibilitado a Cáritas Brasileira, pois nos dá oportunidade de nos encontramos, que além do encontro presencial podemos revisar e analisar tudo o que estamos realizando juntos para a população migrante”

Como proposta de encaminhamento será elaborada uma Carta de Intenções dos representantes de instituições presentes no Seminário, que será assinada e publicada para toda a sociedade.

O Seminário foi uma iniciativa das duas instituições, por meio dos projetos Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, realizado pela Rede Cáritas, e pelos projetos Europana e PCPR Proteção, ambos pelo SPM.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.