108º DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO 2022 (25 de setembro de 2022)

 

Construir o futuro com os migrantes e os refugiados

 

«Não temos aqui cidade permanente, mas procuramos a futura» (Heb 13, 14)

Vivemos a alegria de pouco mais de dois anos de história da Rede Clamor Brasil e de ter feito um caminho, animando a comunhão e articulação entre as diversas instituições eclesiais que atuam com migrantes, refugiados e no enfrentamento ao tráfico de pessoas. Ocorreram reuniões, encontros, seminários, dialogando sobre a realidade da migração, refúgio e tráfico humano no país, houve recentemente a assembleia da Rede Clamor Brasil, fortalecendo uma rede eclesial existente e prospectando processos de ampliação. É neste caminhar que queremos celebrar o 108º DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E REFUGIADO DE 2022. A Igreja nos últimos anos tem enfatizado a Jornada Mundial dos Migrantes e Refugiados, dando maior sentido a essa data fundamental para uma reflexão onde a Igreja se aprofunda nas raízes, rostos e rastros dos migrantes e refugiados, não apenas para falar de números, mais para falar de humanização. O Papa Francisco, já nos falava em outro momento que: “Não se trata de números, se tratas de pessoas”

Neste dia 25 de setembro, queremos celebrar, sermos uma Igreja profética onde a cidade do futuro nos remeta ao Bem Viver dos Povos e da Terra, onde “Os dramas da história vêm lembrar-nos quão longe estamos ainda de conseguir a nossa meta, a Nova Jerusalém, «a morada de Deus entre os homens» (Ap 21, 3). Mas isso não é motivo para desanimarmos. À luz do que aprendemos nas tribulações dos últimos tempos, somos chamados a renovar o nosso compromisso a favor da construção de um futuro mais coerente com o desígnio de Deus, a construção de um mundo onde todos possam viver em paz e com dignidade.

Promovamos ações em comunhão com toda Igreja Peregrina da América Latina, enquanto Rede Clamor Brasil, espraiar essa mensagem de Esperança, em horizontes de fé, solidariedade e compaixão. Apresentamos algumas atividades, mas conclamamos que outras sejam promovidas nas fronteiras, nas comunidades religiosas, nas dioceses e paroquias, fazendo ecoar a palavra que tem força, que liberta da escravidão o seu povo e o torna cidadão universal. É primordial acolher a salvação de Cristo, o seu Evangelho de amor, para que sejam eliminadas as desigualdades e discriminações do mundo presente.

Queremos lembrar que inspirados no profeta Isaias, afirmamos “Construir o futuro com os migrantes e os refugiados significa também reconhecer e valorizar tudo aquilo que cada um deles pode oferecer ao processo de construção do futuro”. (cf. Is 60, 10-11). Diante desta mesma leitura, também identificamos que os migrantes e refugiados são fonte de envolvimento e crescimento societário e fraterno. A história tem mostrado a contribuição dos migrantes e refugiados e quanto tem sido fundamental para o crescimento socioeconómico das nossas comunidades e continuará a sê-lo. É neste sentido que o Papa chama toda a Igreja e a cada um e cada uma de nós a participar neste Dia Mundial do Migrante e do Refugiado em oração e na busca por um mundo melhor, de convivência pacifica e de acolhimento constante, para que possamos ser um só povo, numa nova terra, um novo sol e um novo mar.

Coordenação da Rede Clamor Brasil
20 de setembro de 2022

 

(final) 108º DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO 2022 (limpo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.