Peru vai abrir fronteiras com o Brasil após 2 anos de bloqueios devido pandemia

A partir desta segunda-feira, dia 14, as fronteiras do Peru, que faz divisa com o Brasil através da cidade de Assis Brasil, fronteira do estado do Acre, estarão abertas para estrangeiros depois de dois anos fechada devido a pandemia.

O comunicado está publicado no Diário Oficial do País; “…com a Disposição Única de Revogação Complementar do Decreto Supremo 015-2022-PCM, hoje publicado (12), foi revogado o artigo 15.º do Decreto Supremo 184-2020-PCM, que estabelecia o fechamento das fronteiras terrestres ao nível do transporte internacional de passageiros por via terrestre. A suspensão entra em vigor na segunda-feira (14). Consequentemente, o transporte internacional de passageiros por terra será restabelecido.

Em tempo, as fronteiras do Peru foram as que mais perduraram após o pronunciamento da pandemia mundial, que chegou a ter até invasões (principalmente) por imigrantes de nacionalidade haitiana, causando uma crise internacional na fronteira acreana.

A pequena cidade de Assis Brasil, que tem cerca de 7 mil habitantes, chegou ao patamar de ter quase 10% do total somente imigrantes de várias nacionalidades, sendo necessário recorrer ao governo federal pedindo ajuda para atender essas pessoas.

A cerca de um ano atrás no mesmo mês, a crise estourou quando imigrantes bloquearam a ponte que liga os dois países.

Com a abertura das fronteiras é esperado um aumento no fluxo de pessoas e para conter a disseminação do vírus, as autoridades estão adotando medidas sanitárias e exigindo comprovante de vacinação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.