COMISSÃO SOCIOTRANSFORMADORA SE REÚNE PARA PLANEJAMENTO DAS PASTORAIS SOCIAIS E ORGANISMOS

No encontro foram discutidos pontos relevantes para atuação pastoral, como o Census e a comunicação da Cepast

Coordenação Ampliada das Pastorais Sociais da CNBB

Por Henrique Cavalheiro | Conselho Pastoral dos Pescadores

Fotos: Nívea Martins | Cáritas Brasileira

A coordenação ampliada das Pastorais Sociais e Organismos se reuniu para planejamento. O encontro, conduzido pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB). A reunião ocorreu no decorrer do Seminário Nacional “O Brasil que queremos”, frei Olavio José Dotto, fez parte da programação do último dia do Seminário Nacional “O Brasil que temos”, da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB), que ocorreu na Casa de Encontros Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF).

O primeiro ponto da pauta, foram os próximos passos do Centro Nacional de Sustentabilidade das Pastorais e Organismos (Census), onde foi apresentado um breve relatório da situação atual do Census e quais serão os desdobramentos para o futuro. A iniciativa mobiliza recursos e formas de sustentabilidade político-pastoral das organizações. Ficou acertado que uma nova reunião será realizada para discutir somente assuntos relacionados ao Census.

Fortalecer a comunicação da Comissão Sociotransformadora também foi uma preocupação apontada na reunião. A proposta é intensificar, fortalecer e divulgar os trabalhos das pastorais. Osnilda Lima, comunicadora da Cepast, explanou a necessidade da criação de um site próprio para que os conteúdos da comissão possam ser divulgados, além de ser um espaço de repositório de ações, artigos e artigos para as comunidades, movimentos.

“A partir destas sugestões das pastorais, vamos construir uma linha editorial do site. Todo o processo será amplamente participativo. Orçamentos já foram solicitados para empresas que prestam este serviço. Será estabelecido um diálogo entre comunicadores das pastorais para que todas as instituições sejam atendidas”, disse Osnilda.

Osnilda Lima | Comunicação da Cepast

Para que o trabalho seja composto com segurança institucional, foi composto um conselho editorial que edificará a estrutura do novo site.

Também foram apresentados pontos referentes à atuação da Pastoral do Campo no Brasil e suas próximas ações contra a violência nos territórios. Segundo os membros da pastoral, um grande desafio é a luta por políticas de Estado que não tenham abalo com as trocas de governo.

No encerramento da reunião, foram apresentados breves avisos.

Nesta 6ª edição da SSB – iniciada em 2020 e segue até 2023 – o tema pautado é o “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho e os eixos: Democracia, Economia e Soberania”, e com a proposta da construção do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos”, a partir dos acúmulos das cinco edições anteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.