Conheça mais sobre o projeto PCPR II

O PCPR II (Proteção, prevenção e resiliência da covid-19) é um projeto que tem como objetivo ajudar a conter a propagação da COVID-19 nas áreas de fronteira, e responder às necessidades urgentes das pessoas afetadas pela crise, além de  proporcionar assistência humanitária a 46.000 pessoas em zonas de fronteira, no Brasil, Colômbia e no Peru.

O objetivo é atender as necessidades urgentes de migrantes, imigrantes, refugiados, indígenas, repatriados, populações afetadas por conflitos e comunidades de acolhida, visando sempre a prevenção e a redução do risco de infecção e transmissão por COVID-19

No Brasil o projeto atua principalmente nos estados Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre e Paraíba e tem como objetivo atender mais de 27.000 (Vinte e sete mil) pessoas.

O PCPR II é destinado a populações altamente vulneráveis no contexto da pandemia, como por exemplo refugiados, populações indígenas, deslocados internos, crianças, jovens, mães e pessoas migrantes. As famílias e comunidades indígenas também são foco do projeto, especialmente pessoas das etnias Warao, Ticuna, Kokama, Wapichana, Macuxi e Tabajara, que vivem em condições vulneráveis devido à pandemia.

Mulheres (grávidas, lactantes, mães solo, chefes de família, ou que correm risco de violência de gênero, exploração e abuso sexual), também estão incluídas e também famílias com bebês e/ou crianças pequenas, pessoas com deficiência e/ou idosos, pessoas com doenças crônicas, menores desacompanhados, pessoas em situação de rua e pessoas LGBT.

O projeto todo é dividido em quatro enfoques principais. São eles a SAÚDE, que visa melhorar o acesso a serviços de saúde adequados e prevenção da COVID 19; WASH:(HIGIENE BÁSICA) que tem o objetivo de melhorar o acesso a itens essenciais de higiene e sensibilização para a COVID-19.

Fora a assistência em saúde, o projeto também busca auxiliar na questão financeira e na segurança alimentar, com as ações CASH MULTIPROPÓSITO, que promovem resiliência através do acesso à renda para cobrir necessidades básicas e a ação SEGURANÇA ALIMENTAR que vai promover a segurança alimentar através da distribuição de cestas básicas.

A seleção de beneficiári@s leva em consideração os fatores de vulnerabilidade citados acima, também é levado em consideração o número de pessoas/famílias e outros indicadores relativos a gênero, idade (crianças, idosos) e pessoas com deficiências/doenças. A seleção é dirigida especialmente àqueles que necessitam de cuidados de saúde e/ou prevenção.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.