XENOFOBIA E INSERÇÃO NO TRABALHO
Migrantes e Refugiados enfrentam dificuldades para sua inserção ao trabalho no país de destino: barreira linguística, ausência de documentação, desconhecimento do mercado de trabalho, falta de rede de contatos, Xenofobia e desconhecimento da Legislação Trabalhista.
Diante desse cenário a equipe da Pastoral dos Migrantes em Rio Branco/AC por meio do projeto Europana realizou uma roda de conversa com Migrantes Venezuelanos com tema Xenofobia e Direitos Trabalhistas, entendendo que a xenofobia é a referência ao sentimento de hostilidade e ódio manifestado contra pessoas por elas serem estrangeiras (ou por serem enxergadas como estrangeiras). Esse preconceito social tornou-se mais comum em virtude do grande fluxo de migrações que tem acontecido.
Segundo Rafayane Nascimento, Agente Social do Europana e colaboradora do SPM: “a atividade buscou sensibilizar os participantes para as questões enfrentadas por pessoas migrantes no mercado de trabalho e discutir estratégias de combate a xenofobia e garantir direitos iguais a todos”.
A roda de conversa contou com uma metodologia participativa onde os participantes puderam compartilhar suas vivências, destacando episódios de discriminação e dificuldade de recolocação profissional. Dentre os temas abordados destaca-se: os Direitos trabalhistas garantidos por lei, condições de trabalho digna, remuneração justa, acesso a benefícios e mecanismos legais de proteção contra abuso e exploração.
SPM – Sempre no caminho com os migrantes.

