SPM realiza seminário Migração e Casa Comum na cidade de Teresina/PI

O Serviço Pastoral dos Migrantes de Teresina – Piauí, realizou neste domingo (28/07), das 8h às 12h o Seminário que tratou da temática Migração e Casa Comum com o Lema: Alarga o espaço da tua tenda (Is 54,2) e também tratou-se do Tema: Migração e tráfico de pessoas. O encontro aconteceu no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, localizado na Avenida Frei Serafim, Centro de Teresina como atividade referente a 39º Semana do Migrante que teve início em 16 a 23 de junho e prosseguimos com as atividades até 28 de julho.

O Seminário teve como objetivo discutir a importância do trabalho conjunto entre Igreja e Sociedade no combate à migração forçada. Entende-se que o fio condutor do trabalho das pastorais sociais está na promoção da integração, através da fraternidade e consciência política. Assim como a ruptura das barreiras que impedem essa integração, a exemplo da cultura da indiferença, crescimento do ódio ao diferente, a violência e a pobreza. O “Alargar o espaço da tua tenda” é um convite à reflexão sobre o lugar do diálogo, da cultura do encontro, da fraternidade e da solidariedade como fundamento no combate aos problemas sociais, políticos, climáticos e seus efeitos na vida e sonhos das pessoas que são obrigadas a saírem dos seus locais de origem, ou seja, a migração forçada. Além disso, é fundamental entender que o tráfico de pessoas, fenômeno crescente e em escala global, retira os elementos constitutivos da dignidade e liberdade humana.

O debate foi conduzido pela Maria das Graças Ferreira, representante do SPM na comissão estadual para o enfrentamento ao trabalho escravo e contou com a acessória da Irmã Denise Morra, referência no Nordeste brasileiro na Rede Um Grito pela Vida, responsável pelo enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Também, participaram do momento representantes da Cáritas Brasileira da Arquidiocese de Teresina, professores e pesquisadores da UFPI, UESPI e IFMA e representantes dos serviços pastorais de Teresina e representantes das comunidades onde o SPM tem atuação.

SPM – Sempre no caminho com os Migrantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.