PREVENÇÃO NÃO TEM FRONTEIRAS
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em todas as regiões do Brasil, tendo taxas mais elevadas em mulheres na região Sudeste, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA estima-se 73.610 casos novos em 2024, a estimativa de risco é de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Diante de um contexto tão desafiador, o SPM realizou, por meio do Projeto Europana, na cidade de Cuiabá/MT, uma palestra com o objetivo alertar à população migrante, especialmente as mulheres, quanto a importância da prevenção ao Câncer de Mama, contando com uma palestra com a Psicóloga Verônica Meirelles abordando questões sobre sentimentos e emoções e mudanças na vida da pessoa e de seus familiares que o quadro clínico trás a pessoa com Câncer de Mama.
O evento contou também com a presença da Elis Regina Prates – Coordenadora da Secretaria Municipal da Mulher da prefeitura de Cuiabá, que abordou a relação entre violência baseada em gênero e o Câncer de Mama. A enfermeira chefe da UBS local, Oriana Flumignan, colaborou também para conscientizar e ensinar as mulheres presentes a fazer o autoexame.
Foi oferecido ainda a possibilidade de acessar serviços, tais como: exames de glicemia, verificação da pressão arterial, coleta de CCO (cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical) popularmente conhecido como Papanicolau, exame preventivo e toque de mama realizado por profissionais do ambulatório da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso, além de serviços de beleza: esmaltação e tranças.
SPM – Sempre no caminho com os migrantes.