Aula de Português para Migrantes: um instrumento de promoção da cidadania

No Brasil e no mundo Migrantes internacionais tem um desafio a ser superado, a barreira linguística, saber comunicar-se na língua do país acolhedor é essencial para começar a reconstruir sua vida num país estrangeiro.

O Abrigo Terra Nova III localizado em Cotia/SP, uma ação do Serviço Pastoral dos Migrantes SPM em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, promove aulas de português para seus moradores: Afegãos, Argelinos, Cubanos, Equatorianos, venezuelanos  entre outras nacionalidades, segundo Andreia Vasconcelos, Coordenadora do Abrigo, “as aulas de português contribuem de forma positiva para o desenvolvimento pessoal , cultural e profissional de nossos acolhidos. Além de promover a autonomia e segurança na comunicação, é um grande diferencial no processo de inclusão laboral e social”.

 

As aulas, ministradas pelo professor de Idiomas Rodrigo do Prado Rodrigues, têm como prioridade a prática da conversação, acontecem aos sábados e no momento contam com a participação de 70 moradores do Abrigo Terra Nova III que aprimoram seus conhecimentos na língua portuguesa para apoiá-los na busca de um emprego e sobretudo na garantia de seus direitos. 

SPM – Sempre no caminho com os migrantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.