VISITA DA COORDENÇÃO GERAL DA CARITAS SUIÇA EM MANAUS

No último dia 04 de setembro, a equipe do projeto EuroPana IV, Manaus/AM e a Associação Scalabrini, recebeu a visita de representantes da Coordenação Geral da Cáritas Suíça, Carole e Rafael, Yuri – membro da Coordenação Regional da Cáritas Suíça em Colômbia e de Sérgio – Caritas Suíça em Brasil. A visita de campo teve como objetivo conhecer as ações realizadas na capital e aproximar-se da realidade vivida pelos migrantes em Manaus. A equipe foi acompanhada pela Coordenadora Nacional do Europana IV, Rosane Padova e da Assistente Social da Associação Scalabrini Mônica Rodrigues.

 

Pela manhã as atividades iniciaram  com uma roda de conversa com as “Mulheres do Cafezinho”. Um projeto da Pastoral dos Migrantes em Manaus, coordenados pelas irmãs Sacalabrinianas no núcleo da paróquia dos Remédios, a irmã Dinair, nos apresentou que este projeto  busca apoiar as mulheres para que possam tirar seu sustento e de suas famílias através da venda de café pelas ruas de Manaus.  Foi uma oportunidade para que nossos visitantes escutassem as histórias de vida destas mulheres, como foram em suas travessias e como estão buscando sustentabilidade na cidade de Manaus. Posteriormente visitaram as casas de algumas famílias migrantes para verificarem, in loco, as condições de moradia e suas principais necessidades para sua a sobrevivência cotidiana.

 

À tarde, foi a vez de conhecer o escritório do SPM nas dependências da  Associação Scalabrini, onde também são desenvolvidas as atividades do projeto Europana IV.  Francisco, coordenador administrativo da associação e Mônica Assistente Social explanaram sobre as atividades que realizadas e também sobre o contexto migratório da região. Um dado interessante é que diariamente chegam até a rodoviária aproximadamente 6 ônibus com migrantes. Muitos deles permanecem na cidade e outros seguem para outros destinos no Brasil. Em seguida, Rosane, fez uma explanação geral do SPM e do projeto Europana.

Finalizando o dia, a equipe visita as instalações da associação e o projeto Mãos Entrelaçadas, migrantes que recebem curso profissionalizante de corte e costura, realizadas em parceria com o SENAC.

 

Projeto Europana: Dignidade sem fronteiras nem barreiras, recebe financiamento da Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO) e é realizado em conjunto pela Cáritas Alemã, Cáritas Suíça e Serviço Pastoral dos Migrantes. O SPM desenvolve essa ação nos estados do Acre, Amazônia e Mato Grosso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.